Avançar para o conteúdo principal

Focalização de tecnologias TI para 2007-2009

A adopção do Linux, principalmente ao nível dos servidores, quer de sistemas de tipo departamental, quer mesmo na substituição de "mainframes", continuará e acentuar-se-á, devendo constituir um "caminho do futuro", a médio prazo.
A virtualização de sistemas Operativos, de Storage e Desktops serão tópicos cada vez mais importantes, principalmente como forma de adequadamente rentabilizar, robustecer e flexibilizar as infraestruturas de hardware e conseguir finalmente a tão almejada gestão de SLA's. Como tal a sua adopção tornar-se-á cada vez mais generalizada.

Também áreas como BI (Business Intelligence), CRM, ERP e Enterprise Document Contents , deverão merecer especial atenção e adopção crescentes.

Áreas como a segurança de sistemas e redes (nos seus vários aspectos), adopção de soluções e plataformas Colaborativas e de VoIP (Voz sobre IP e integração de panóplia de serviços, como IM, "Conferencing", Tele-partilha, "Social Networking", etc) deverão estar a ser equacionadas de uma forma generalizada. E isto face à crescente necessidade de inclusão das Organizações na Sociedade agora designada por Era "da partilha de informação e da Colaboração" ou ainda por "revolução Web2.0/3.0", com as comunidades virtuais a desempenharem um papel catalisador cada vez mais importante, que já não mais poderá ser ignorado pelo mundo dos negócios.

Ainda a modernização do legado de aplicações, sobretudo pela adopção de sistemas de Workflow, BPM e BI, deverão constituir procura e especialização crescentes, como forma de as organizações responderem rápida e adequadamente às necessidades do negócio, num mundo que exige cada vez mais a participação e a etiqueta "web-enabled".

Por último, e como consequência da necessidade de substituição crescente de sistemas de hardware proprietários (Mainframes, AS/400, HP-UX, IBM Aix, SUN Sparc, etc.) e estando as Tecnologias de Virtualização (especialmente o VMWARE e XEN) e de Grid/Cloud Computing, com maturidade e provas dadas em variadas implementações a nível mundial, estas terão também um foco e crescimentos gradualmente acentuados.

De referir que em todas estas tecnologias as soluções "Open Source" desempenharão um papel importantíssimo, não só pelo carácter inovador das mesmas, mas sobretudo pela sua flexibilidade, quer em termos tecnológicos, quer pelo modelo de custos de investimento e de suporte, bem mais atractivos para as Organizações em geral.


Francisco Gonçalves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eucalyptus pioneira em redes privadas de Cloud-Computing para ambientes de Virtualização VMWARE e vSphere

O Sistema Eucalyptus criado inicialmente como uma plataforma open-source de nuvem privada de computação, disponibilizou recentemente o seu primeiro produto comercial, o Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) , que permitirá que os clientes possam implementar uma infra-estrutura em nuvem ( Cloud-Computing ), usando o "widgetry" de virtualização da VMware , incluindo o vSphere , ESX e ESXi. A plataforma Eucalyptus é hoje a única solução de computação em nuvem privada, disponível para os clientes VMware vSphere . No entanto suporta também outros hipervisores populares, como o Xen e o KVM . O Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) representa o primeiro passo para que o Eucalyptus possa estar mais habilitado a assegurar a interoperabilidade em nuvem e que utiliza múltiplos ambientes e tecnologias de virtualização do mercado. Trata-se de uma infra-estrutura de software de fonte aberta para a aplicações em ambientes de computação em nuvem, que requerem infra-estrutura própria. Esta...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...

Serão as plataformas de virtualização os mainframes do Futuro ?

Com o advento da virtualização de sistemas operativos (tecnologia que aliás já vem dos mainframes da década de 60) e a sua recente introdução (1998) nas plataforma de hardware "commodity", como o X86 (32 e 64 bits), têm vindo a ser desbravados novos caminhos e a surgir novos paradigmas aplicados à computação distribuída. Aspectos como a escalabilidade, robustez, flexibilidade, associados a menores custos e novos critérios de optimização, levam a que a virtualização tenha surgido no seio destas plataformas de hardware como o "santo-graal", para resolver questões como a capacidade de gerir múltiplos processadores e "cores" em grande escala e sendo suportados por sistemas operativos comuns, como é o caso do Linux. Durante quatro décadas ou mais, o mainframe foi o melhor local para implementar a virtualização mas, nesse período, a definição de virtualização mudou, e a sua importância aumentou dramaticamente. Agora, a filosofia de virtualização trata principal...