Avançar para o conteúdo principal

O Dimdim - Tele Conferência Open-Source através da Web


O Dimdim - uma Solução brilhante para Tele Conferência através da Web e disponível em "Open-Source".


O DimDim é uma plataforma de software para tele-conferência, baseada totalmente em serviços web, que compete directamente com serviços como o WebEx (Cisco) e o GoToMeeting (Citrix). Fornece quase todas as mais importantes funções de que se necessita para a realização de uma conferência sobre a web. Está disponível em três serviços distintos - um de característica limitada, mas utilizável com base na Web, sendo uma versão gratuita, uma outra de utilização para empresas (Versão Enterprise) e por ultimo uma versão open-source, que poderá ser instalada numa qualquer rede local, desde que se disponha de servidor adequado em Linux.

Foram testadas a versão gratuita na Web a partir do site DimDim (até 20 utilizadores em simultâneo) e a versão Open-Source, também gratuita, utilizando-a para suportar as conferências sobre a Intranet e mesmo através da Internet, que funciona bastante bem, especialmente para um produto de lançamento em beta release.

A edição Open Source do software de Tele Conferência DimDim foi desenvolvida utilizando componentes de código aberto como o servidor Linux de RED HAT 5 para suporte de "streaming media", servidor Web Apache lighttpd , Aplicação Web CherryPy, e outros. A versão mais recente desta edição está disponível como uma plataforma virtual VMware sob a forma de "appliance" virtual com o CentOS 4,5. O CentOS é uma excelente escolha para um servidor "distro" e sob a forma de "appliance" virtual, que é fácil de implementar numa infra-estrutura tecnológica já virtualizada.

Após instalação do servidor Open Source de DimDim, este passa a disponibilizar para a rede Intranet (e Internet) um serviço de conferência Web, e este não requer qualquer ferramenta ou aplicação especial para dar início às sessões, ao nível do desktop. Nos postos de trabalho de cada utilizador apenas é requerido um navegador da Web (Firefox ou Internet Explorer) para iniciar as Multi-Conferências integradas de apresentações, "white Board" e partilha de ecran, com suporte de áudio e vídeo.

Numa sessão típica de conferência Web, o utilizador que inicia uma sessão é conhecido como o apresentador. O apresentador pode transmitir áudio e vídeo para todos os outros participantes. Pode enviar convites, e controlar cada aspecto da conferência, incluindo a permissão para a radiodifusão áudio e vídeo a todos os participantes.

Para uma conferência, todos os membros têm uma área comum de Chat para texto e também pode conversar de forma privada, se o apresentador der permissão para tal. Todos os utilizadores que partilham igualmente um quadro branco (white board) no qual eles podem rabiscar e desenhar. Além disso, um apresentador pode compartilhar apresentações PowerPoint e arquivos PDF com os outros participantes, e um apresentador que está utilizando o Sistema Operativo Windows pode mesmo partilhar o conteúdo do seu desktop.

Na criação de uma conferência, os apresentadores podem limitar o número de participantes, enviar convites automaticamente durante a criação de uma conferência, e decidir a natureza da conferência (áudio / vídeo, áudio-somente, vídeo-somente, só de texto).
Um apresentador tem de especificar uma duração, quando se inicia uma conferência, mas esta não pode ser prorrogada. Ainda algumas definições, como a natureza da conferência, são imutáveis, uma vez por sessão está em curso; um apresentador não pode mudar um áudio-conferência em apenas um áudio / vídeo-conferência sem encerrar a sessão actual e começar uma nova.

Os detalhes sobre como iniciar uma conferência como um apresentador e como aderir a uma já existente como um participante estão descritos no manual de utilizador DimDim. Como menciona o manual, é executado um "checking" antes de se iniciar uma sessão de conferência Web propriamente dita. Embora não seja requerido software adicional, no entanto se quiser partilhar o seu desktop, o DimDim pedirá automaticamente para efectuar o download e instalação de um plugin, a partir da rede Internet.

Apesar de algumas limitações na partilha do áudio / vídeo sobre a Internet, principalmente ao nível da largura de banda, o DimDim e a sua mais recente versão beta, são um bom prelúdio do que virá a seguir. A equipa de desenvolvimento do DimDim está a trabalhar no sentido de levar aos apresentadores, a partilha de desktop Linux também.
Também seria uma boa ideia o deixar um apresentador delegar mais poder aos participantes, para que também deverá tenham a capacidade de partilhar vídeo, bem como os seus desktops, com outras pessoas, após a devida autorização do apresentador.

Este conceito agora disponível é o de um apresentador e vários participantes, e é semelhante a um um-professor-aula e vários alunos. O DimDim é muito popular entre os sistemas de gestão de plataformas de conteúdos educacionais e existe inclusive a integração com uma das mais populares plataformas de e-learning: o Moodle, através de plugin adequado.

Considero que a equipe do DimDim efectuou uma implementação de conferência Web em open-source fantástica, muito acima do que a sua concorrência oferece, e tem feito um grande trabalho com o lançamento da release beta. Estou ainda curioso e na expectativa de ver mais facilidades e ainda mais níveis de integração na próxima versão, talvez para meados de 2009.

Promissora parece também a colaboração que tem lugar entre o DimDim e a Zimbra, solução de correio electrónico colaborativo e open-source, actualmente pertença da Yahoo!, no sentido da integração e interoperabilidade entre estas duas plataformas.

zimbra.pngEstá já disponível um Zimlet (Zimbra Collaboration), para permitir a colaboração unificada com o e-mail da Zimbra. Os Zimlets representam a tecnologia de serviços Web, que permitem a integração de serviços e mashups com outras plataformas, como é o caso do DimDim.

É sem sombra de dúvida, mais um passo que se dá no sentido de um ainda mais amplo movimento de código aberto, que se abre à colaboração global no espaço da rede.


Francisco Gonçalves, SofteLabs

( IT Architect ).
______________________

Comentários

Leandro Paulo disse…
Muito boa matéria, gostaria se possível de saber onde ele roda, em qual distro.
como instalar e etc..., pois na net nao tem nenhum material.
Caro Leandro, O DimDim passou a comercial, tendo si adquirido pela SalesForce, e é explorado na Cloud em www.dimdim.com !

Existem no entanto na actualidade versão open-source que pode instalr em servidores linux pessoais/profissionais e que são também gratuitos:

1) http://code.google.com/p/openmeetings/ ( OpenMeetings )

2) http://www.bigbluebutton.org/ ( BigBlueButton )

Cumprimentos,

Francisco Gonçalves

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

Futuro da Europa : União ou irrelevancia?

Sem uma integração mais forte, a sobrevivência da União Europeia (UE) como uma potência global relevante é um desafio significativo. A UE já enfrenta limitações devido à sua fragmentação política e à dificuldade em agir com uma só voz. Entre gigantes como os EUA, China e Rússia, aqui estão os principais obstáculos e caminhos possíveis para a sobrevivência e relevância da UE: Desafios da Fragmentação Europeia: Divisão política interna: A UE é composta por 27 estados-membros com prioridades, interesses e culturas diferentes. Essa diversidade, embora uma força em termos culturais, dificulta decisões rápidas e eficazes em áreas cruciais, como defesa e política externa. Falta de capacidade militar conjunta: Sem uma força militar unificada, a UE depende amplamente da NATO, liderada pelos EUA, para sua segurança. Isso reduz sua independência estratégica, especialmente em um mundo onde potências como a Rússia ou a China desafiam diretamente as democracias ocidentais. D...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...