Avançar para o conteúdo principal

A colaboração no centro da re-invenção da Empresa com software open-source


Quando se trata de facilitar a colaboração em equipes, fará todo o sentido adoptar a mais recente tecnologia Web 2.0 com suporte de wikis, blogs, publicação e partilha de arquivos, segurança, intrínseca, discussões de grupo, presença online, etc. E aqui cada fornecedor de software irá jurar-lhe que tem «o melhor» de cada instrumento para as funções atrás citadas.

Aqui está o ponto importante em matéria de colaboração corporativa: Para se ser bem sucedido será necessário dispor de todas estas capacidades de groupware reunidas num ambiente verdadeiramente integrado, juntamente com a presença em tempo real, para alcançar a verdadeira colaboração nas empresas e transformar as redes sociais colaborativas numa vantagem competitiva sustentável. É aquilo que a Kablink designa por "Cool Collaboration" --> "Cool Transformation".

A Kablink fornece-lhe tudo integrado numa única plataforma de open-source e de interface com o utilizador através de web access. Um único Ambiente Integrado de Colaboração para o grupo de trabalho de colaboradores, equipas, funções, tarefas e conteúdos. Já imaginou todos os colaboradores da sua empresa, cooperando e partilhando informação e conhecimento retido automaticamente, e elevando as equipas para o próximo nível de produtividade e eficiência. E o melhor de tudo nesta plataforma, trata-se de um software de um fornecedor de comprovada experiência de uma década de bem sucedida entrega de soluções para colaboração de equipes em tempo real, e líder de soluções para comunicação nas empresas.

Julgo ser o momento de aproveitar esta "expertise" reunida numa plataforma de colaboração open-source única, para fazer evoluir o seu negócio e dinamizar a sua organização, adequando-a às exigências comunicacionais do século XXI e tirando o máximo partido da inteligência colectiva e do conhecimento, alavancados pelas redes sociais e de colaboração .
A inteligência colectiva encontra-se portanto no centro da colaboração e das redes sociais. Com tal, com a Kablink em Open Source abrem-se portas para uma melhor colaboração na sua empresa e permitem-se estabelecer maiores comunidades de fonte aberta, que incluam a sua organização, os seus clientes e fornecedores, os especialistas em redes sociais e de aplicações de arquitetura web-based.

Desta forma estará descoberto o caminho para inovações que apenas são possíveis através da genialidade (e esforço) do Open Source Software e das comunidades abertas, como nos tem sido demonstrado na prática pelo seu enorme sucesso em todo o mundo, impulsionando mesmo vagas transformacionais na própria indústria de tecnologias de informação.
O meu conselho final vai pois no sentido de que abra o quanto antes as portas da sua empresa à inovação, criatividade e à inspiração proporcionada pelo software e metodologias de fonte aberta, partilhando informação, conhecimento e oportunidades com as comunidades globais e garanta o seu sucesso organizacional agora e no futuro!!! Decerto que a Kablink o poderá ajudar a materializar este objectivo em 2009.

Francisco Gonçalves
IT Architect & Open-Source Solutions Advisor
January 12, 2009
e-mail de contacto: Open Team Collaboration

Fontes:
Imagens 2009 (c) da Kablink.org

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...

Guia de Produtividade e software alternativo para o seu Desktop, apenas com Open-Source

Este "post" pretende ser uma compilação de software e ferramentas Open-Source e Free-Software (não exaustiva mas confiável, segura e proficiente ) e de download e utilização completamente livre e gratuita, quer a nível pessoal ou mesmo profissional, considerando as ferramentas de desktop de trabalho mais usadas, no dia-a-dia de trabalho. Constitui assim uma lista de componentes e programas completamente gratuitos e uma "suite" alternativa às soluções proprietárias normalmente usadas nas organizações, de que é exemplo a "suite" de Office & Windows da MicroSoft , que se revelam bem onerosas para as empresas, sobretudo se atendermos aos benefícios e inovação (muito poucos !!!) que têm vindo a introduzir, principalmente nos últimos 5-6 anos. Aliás, uma das características fundamentais das alternativas Open-Source , que rompem com os tradicionais moldes em como se colabora, partilha e produz informação, é exactamente a re-invenção e a introdução sistemáti...