Avançar para o conteúdo principal

Eucalyptus pioneira em redes privadas de Cloud-Computing para ambientes de Virtualização VMWARE e vSphere


O Sistema Eucalyptus criado inicialmente como uma plataforma open-source de nuvem privada de computação, disponibilizou recentemente o seu primeiro produto comercial, o Eucalyptus Enterprise Edition (EEE), que permitirá que os clientes possam implementar uma infra-estrutura em nuvem (Cloud-Computing), usando o "widgetry" de virtualização da VMware, incluindo o vSphere, ESX e ESXi.

A plataforma Eucalyptus é hoje a única solução de computação em nuvem privada, disponível para os clientes VMware vSphere. No entanto suporta também outros hipervisores populares, como o Xen e o KVM.

O Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) representa o primeiro passo para que o Eucalyptus possa estar mais habilitado a assegurar a interoperabilidade em nuvem e que utiliza múltiplos ambientes e tecnologias de virtualização do mercado.

Trata-se de uma infra-estrutura de software de fonte aberta para a aplicações em ambientes de computação em nuvem, que requerem infra-estrutura própria. Esta a arquitetura de "cloud" suporta ainda as APIs para redes públicas de computação em nuvens, como a Amazon EC2.

O Sistema Eucalyptus é pioneiro na oferta de tecnologia de computação em nuvem open source e que fornece implementações de cloud-computing suportando ambientes heterógeneos, como infra-estruturas da Amazon Web Services e variados serviços de virtualização.

Aproveitando o Linux e tecnologias de web como serviço (SaaS), que normalmente existem nas infra-estruturas de TI de hoje, o Eucalyptus permite aos clientes de forma rápida e fácil criar nuvens elásticas em minutos. Este fornece ainda uma abordagem de não "lock-in" em fornecedores e a máxima flexibilidade no cumprimento dos SLAs estabelecidos para cada serviço ou aplicação ("Service Level Agreement" ou níveis de serviço).

Os principais benefícios da plataforma Eucalyptus EEE

* Transforme o seu ambiente virtualizado baseado em VMware numa rede computacional numa nuvem privada e compatível com a Amazon AWS;
* Execute as suas imagem de máquina Amazon (AMI) em instâncias baseadas em hipervisores VMware da sua infra-estrutura de Data-Center;
* Gerir de ambientes com múltiplos hipervisores (Xen, KVM, vSphere, VMware ESX) numa única consola de gestão;
* Testar, desenvolver e implementar a sua infra-estrutura ou "site" em nuvem Eucalyptus EEE, combinando a interoperabilidade e a migração de modo pacífico, em ambientes heterogeneos de nuvens públicas e privadas;
* Adoptar o "estado-da-arte" em cloud-computing de nível enterprise e com características como alta disponibilidade, integração de armazenamento, monitorização e auditoria através do EEE - Eucalyptus Enterprise Edition);
* Fornece-lhe uma solução robusta de computação acessível em nuvem que alavanca o seu investimento em tecnologias de virtualização VMware.

Como funciona o Eucalyptus Enterprise Edition?

O EEE - Eucalyptus Enterprise Edition com o apoio do VMware vSphere homogeneíza as várias tecnologias de hipervisor que poderá ter na sua infra-estrutura de TI como Xen, KVM, vSphere, e VMware ESX, transformando esse conjunto subjacente de ambientes virtualizados numa nuvem privada de computação única e gerida por um ponto centralizado de consola. Além disso, é totalmente compatível com a infra-estrutura de nuvem Amazon Web Services EC2.

O Eucalyptus transforma ainda todos os recursos do centro de dados, tais como máquinas, redes e sistemas de armazenamento numa uma nuvem que é controlada e personalizada por um único ponto centralizado da infra-estrutura de TI.

Um exemplo actual de implementações Eucalyptus em grande sistema é um projecto da National Aeronautics and Space Administration (NASA) Jet Propulsion Lab, que está actualmente a implantar plataforma Eucalyptus para modernizar a sua capacidade de computação e armazenamento. Outra adoptante recente é gigantesco farmacêutico Eli Lilly, que também está usar o EEE para construir um nova nuvem de computação e de armazenamento.

De referir ainda que o Ubuntu é a primeira distribuição Linux a integrar um sistema Eucalyptus, e agora em versão Ubuntu Enterprise Cloud Services, irá ajudar as empresas a construir ambientes de computação em nuvem, com a máxima eficiência e flexibilidade. Mais informação em Ubuntu Eucalyptus.

Em suma, a tecnologia Eucalyptus de base open-source, vem introduzir ao nível dos Data-centers e Infra-estruturas de Computação e Armazenamento de Dados Enterprise, capacidades impares como a personalização de servidores, o auto-provisionamento de serviços, o suporte de aplicações legadas e funcionalidades de administração e virtualização no DataCenter, tornando os serviços de TI mais fáceis de administrar e gerir, racionalizando os recursos existentes e reduzindo custos.


Por Francisco Gonçalves / IT Architect & Open-Source Advisor @ SofteLabs (Sept 2009).

Artigos Relacionados:

Apresentação - O Futuro do DataCenter: Cloud Computing e Virtualização

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

Futuro da Europa : União ou irrelevancia?

Sem uma integração mais forte, a sobrevivência da União Europeia (UE) como uma potência global relevante é um desafio significativo. A UE já enfrenta limitações devido à sua fragmentação política e à dificuldade em agir com uma só voz. Entre gigantes como os EUA, China e Rússia, aqui estão os principais obstáculos e caminhos possíveis para a sobrevivência e relevância da UE: Desafios da Fragmentação Europeia: Divisão política interna: A UE é composta por 27 estados-membros com prioridades, interesses e culturas diferentes. Essa diversidade, embora uma força em termos culturais, dificulta decisões rápidas e eficazes em áreas cruciais, como defesa e política externa. Falta de capacidade militar conjunta: Sem uma força militar unificada, a UE depende amplamente da NATO, liderada pelos EUA, para sua segurança. Isso reduz sua independência estratégica, especialmente em um mundo onde potências como a Rússia ou a China desafiam diretamente as democracias ocidentais. D...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...