Avançar para o conteúdo principal

O RAD da WaveMaker assegura para a nuvem, o que o PowerBuild fez pelo Client-Server !

WaveMaker - Um Rapid Application Development para aplicações essenciais aos negócios na Web 2.0
O WaveMaker é uma ferramenta  WYSIWYG de desenvolvimento para as plataforma de nuvem. Apresenta-se sob a forma de um interface visual Softelabs-smaller.gifdrag-and-drop,  que faz com que o desenvolvimento de aplicações para a nuvem seja fácil e divertido, como o que fez o PowerBuilder para construir aplicações cliente-servidor.
Se tivesse que descrever WaveMaker numa só frase, eu diria que é um IDE de desenvolvimento aberto, que irá ajudá-lo a construir aplicações  RIA (Rich Internet Applications), sem a necessidade de saber como usar o CSS ,HTML ou Java . O produto final é um verdadeiro aplicativo Java implementado de forma robusta e flexível.
O interface tem semelhanças com PowerBuilder, no sentido de que grande parte do desenvolvimento se baseia em componentes de “arrastar-e-soltar” e edição WYSIWYG.  Tal como no PowerBuilder, pode criar aplicações de actualização de bases de dados  sem escrever qualquer código, ou então apenas o mínimo.
O WaveMaker ainda tem uma característica levemente parecida com o DataWindow em PowerBuilder, aquilo que se designa por widgets de dados empresariais. Pode importar o seu modelo de dados em WaveMaker e os widgets de dados são criados para cada uma das tabelas da sua base de dados, tendo em consideração as relações entre as mesmas.
Ao arrastar e soltar os widgets de dados para a janela de aplicação,  o WaveMaker cria automaticamente o "DataWindow" e o código adequado para a sua actualização.
Na aplicação que eu criei,  fiz uso de uma lista com o estilo de grade, com uma vista de detalhe superior e outra de forma livre na parte inferior. Para fazer isso em PowerBuilder  seria necessário criar duas DataWindows, e escrever código para partilhá-las, sincronizá-las e chamar funções de actualização.
Apesar de existirem semelhanças, o PowerBuilder é um modelo cliente  “gordo”, baseado em ferramenta do estilo Win32, enquanto o WaveMaker é um IDE Web2.0 de visão bem apresentável e mesmo atractiva,  que roda no seu Browser preferido. O WaveMaker funciona com a maioria dos Browsers de mercado incluindo o Google Chrome, sem qualquer tipo de problemas.

O que define WaveMaker e o diferencia da sua concorrência !
O WaveMaker é a plataforma mais avançada de desenvolvimento para RIA que está actualmente disponível em código aberto para as plataformas Linux, Windows e Mac, e com uma comunidade de  mais de 15.000 desenvolvedores em todo o mundo. A última vez que vi uma ferramenta de desenvolvimento com tal uma vantagem inicial sobre a concorrência era comPowerBuilder e em modelo “cliente-servidor”de desenvolvimento na década de 1990.
Os Desenvolvedores PowerBuilder foram mantidos por quase uma década, enquanto o PB manteve a superioridade técnica pela década seguinte, devido ao grande número de aplicativos desenvolvidos em PowerBuilder e a necessidade de manter as aplicações previamente escritas.
Mas hoje qualquer desenvolvedor que queira aproveitar a onda seguinte (as das aplicações Web para a Cloud) deve tomar outro rumo e começar a olhar para o WaveMaker.
O Vistual Studio da WaveMaker gera aplicações Java Standards  - extensíveis através de programação Java por desenvolvedores experientes Java,  usando qualquer IDE de Java.
Pode desenvolver uma qualquer aplicação  robusta orientada para a web, e totalmente funcional com acesso a bases de dados, para as funções normais de criar, ler, actualizar e eliminar,  sem ter que escrever qualquer código Java . Isso não é um qualquer hype de marketing,  mas pura experiência com o WaveMaker na construção de aplicações reais.
A grande beleza da arquitectura desta plataforma de RAD,  é a de esta gerar  uma aplicação Java Standard construindo no final um arquivo EAR ou WAR, que pode fácilmente ser carregado num servidor Web Tomcat, JBoss, GlassFish, WebSphere ou IBM WebLogic, ou mesmo directamente numa arquitectura de Cloud da Vmware ou outra.
Totalmente baseado em código aberto, incluindo o RAD WaveMaker
O WaveMaker é baseado na framewaork  Dojo 1,0 e gera automaticamente Java, Spring,Acegi (Spring Security),Hibernate , mensagens e segurança de utilizador com suporte de (LDAP ou SGBD) e ainda mantém código multitenancy.
Suporta ainda as bases de dados  MySQL, PostgreSQL, HSQLDB, Oracle, Microsoft SQL Server e IBM DB2, e segurança do tipo “single sign-on” usando  LDAP, JOSSO, SiteMinder ou SPNEGO.

As Aplicações geradas com o WaveMaker têm ainda o suporte da tecnologia  WPF e o benefício de não ser forçado a implementar servidores nem tecnologia da Microsoft.
O WaveMaker adopta painéis no designer gráfico, o que lhe confere uma característica importante e o torna mais fácil na criação de aplicações Web 2.0 atractivas de design,  que automaticamente escalam, ajustando e redimensionando-se com base na resolução do ecran do Browser e da plataforma em que está a ser usada, conforme seja um Desktop, um tablet ou mesmo um telemóvel.
Em suma uma plataforma totalmente agnóstica relativamente aos dispositivos em que se efectua o desenvolvimento das aplicações e onde estas irão ser chamadas a executar.
O WaveMaker oferece os mesmos benefícios que a tecnologia da Microsoft WPF,  sem se ser forçado a implementar em servidores e software dispendioso da Microsoft.
Todos as outras  linguagens de programação não WPF 4GL, exigem que escreva código manualmente para o redimensionamento, que normalmente não só é demorado, como técnicamente complexo, principalmente se há um grande número de controles em cada página.
Assim, com WaveMaker pode obter os benefícios do WPF,  mas numa solução totalmente Open Source.
WaveMaker é a a forma mais rápida e fácil de desenvolver aplicações  RIA e suavizar a curva de aprendizagem em Java e JavaScript
Por último a reivindicação da WaveMaker de “construção” de uma  aplicação web da empresa totalmente funcional sem a necessidade de escrever código Java é real.
Em desenvolvimentos reais pude tirar partido desta funcionalidade em pleno com agradável surpresa da minha parte.
Resumindo - O WaveMaker é divertido para desenvolver aplicações Web 2.0 e pode-se  ainda usar-se o código gerado para entender melhor a linguagem Java e o JavaScript.
Confirme por si mesmo emwww.wavemaker.com/download !
 Artigo baseado num post de Rick - The Displaced Guy
Para mais informações contacte-nos pelo e-mail info@softelabs.com ou consulte em WaveMaker Info

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

Futuro da Europa : União ou irrelevancia?

Sem uma integração mais forte, a sobrevivência da União Europeia (UE) como uma potência global relevante é um desafio significativo. A UE já enfrenta limitações devido à sua fragmentação política e à dificuldade em agir com uma só voz. Entre gigantes como os EUA, China e Rússia, aqui estão os principais obstáculos e caminhos possíveis para a sobrevivência e relevância da UE: Desafios da Fragmentação Europeia: Divisão política interna: A UE é composta por 27 estados-membros com prioridades, interesses e culturas diferentes. Essa diversidade, embora uma força em termos culturais, dificulta decisões rápidas e eficazes em áreas cruciais, como defesa e política externa. Falta de capacidade militar conjunta: Sem uma força militar unificada, a UE depende amplamente da NATO, liderada pelos EUA, para sua segurança. Isso reduz sua independência estratégica, especialmente em um mundo onde potências como a Rússia ou a China desafiam diretamente as democracias ocidentais. D...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...