Avançar para o conteúdo principal

Scale-Out Database apps através de Galera Cluster e MariaDb

MariaDB é o fork da base de dados relacional MySQL de código aberto mais popular. A comunidade MariaDB tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e esta tornou-se a BD relacional padrão em muitas distribuições Linux e tem sido activamente promovida por algumas das maiores empresas globais do mundo.
MariaDB Galera Cluster fornece tecnologia assente em replicação síncrona multi-master. Usando o MariaDB Galera Cluster significa que seus dados estão mais seguros do que na replicação master-slave tradicional, porque estes são replicados imediatamente como parte do "commit",MariaDbLogo.png MariaDb-Robustness.jpgsemqualquer atraso. Além disso, na replicação "master-slave" tradicional, só pode efectuar "scale-out" para leitura, mas com MariaDB Galera Cluster pode ler e gravar em qualquer nó. Isso torna a vida mais fácil para os programadores, porque estes não precisam de separar transações de leitura e escrita, nas transações a submeter à BD. O seu código não precisa sequer ser alterado!
As principais características do Galera Cluster são :
Não há requisitos de failover - os nós estão todos os activos e são todos "master" nodes.
As aplicações podem ler e escrever em qualquer nó do cluster galera
Escalabilidade horizontal ( scale out ), tanto para leitura como para escrita.
  • Suporte de adição de novos nós on-line
  • Remoção de nó de forma fácil
  • Resistente a redes de alta latência, através de conexões remotas
  • Sem perda de dados!
 Usando um Load-Balancer
haproxy_galera.pngAtravés da implementação de um balanceador de carga opcional (ex. Pen, Pound, HaProxy, etc), as aplicações conectam-se a qualquer dos nós do cluster para as transsações requeridas . Quando a aplicação efectua um "commit", todos os dados alterados dentro da transação são movido para os outros nós do cluster Galera. A confirmação estará concluida apenas quando todos os nós tiverem recebido os dados. Desta forma, o impacto em termos de desempenho é muito limitado.
Quando se aconselha o uso do Cluster Galera :
  • Aplicações de missão crítica e sem perda de dados
  • 99,999% de uptime necessário
  • Não há possibilidade de alterar as aplicações, optimizando-as para leitura / escrita, para suporte de topologias de master/slave.
Como recomendação para  balanceamento de cargas num cluster Galera, podemos referir o HAProxy, pois trata-se de uma solução robusta, escalável, confiável e de elevado desempenho para HTTP e TCP. Na prática ele recebe as conexões dos utilizadores/aplicações e actua como um proxy, criando um canal entre o user e um dos servidores do cluster. Há benchmarks bem interessantes indicando desempenho de mais de 40 mil conexões por segundo, usando um hardware até já considerado ultrapassado e numa rede de 10Gbps.
Abaixo está um Diagrama desta implementação de "prova-de-conceito" e uma configuração de Galera Cluster, acedida por uma aplicação escrita em java e Javascript através do RAD WaveMaker, e que você pode testar no link que se segue:
Db4WaveCluster (user = demo e password = demo)
 galera_ClusterDb.png










O site a que acede é confiável e está no domínio da Softelabs Softelabs-smaller.gif
Para mais informações não hesite em contactar-nos através do e-mail info@softelabs.com
Por Francisco Gonçalves em 05 Nov 2013

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

Futuro da Europa : União ou irrelevancia?

Sem uma integração mais forte, a sobrevivência da União Europeia (UE) como uma potência global relevante é um desafio significativo. A UE já enfrenta limitações devido à sua fragmentação política e à dificuldade em agir com uma só voz. Entre gigantes como os EUA, China e Rússia, aqui estão os principais obstáculos e caminhos possíveis para a sobrevivência e relevância da UE: Desafios da Fragmentação Europeia: Divisão política interna: A UE é composta por 27 estados-membros com prioridades, interesses e culturas diferentes. Essa diversidade, embora uma força em termos culturais, dificulta decisões rápidas e eficazes em áreas cruciais, como defesa e política externa. Falta de capacidade militar conjunta: Sem uma força militar unificada, a UE depende amplamente da NATO, liderada pelos EUA, para sua segurança. Isso reduz sua independência estratégica, especialmente em um mundo onde potências como a Rússia ou a China desafiam diretamente as democracias ocidentais. D...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...