Avançar para o conteúdo principal

MindTouch: A Primeira Empresa de Media Wikis a integrar ferramenta integral de vídeo colaborativo !!!


MindTouch - de fonte aberta, baseado em wiki para a intranet - é o primeiro software para tornar plenamente colaborativos, os recursos de vídeo na sua empresa. Esta nova ferramenta provem de fonte aberta (open-source) de vídeo e é baseada na plataforma Kaltura, que também está a desenvolver recursos em vídeos colaborativos para a Wikipedia. Através da plataforma Kaltura, os clientes da Plataforma MindTouch serão capazes de cooperativamente editar, publicar e distribuir vídeo, tanto dentro como fora do "firewall" da empresa, todos com uma revisão e historial completos.

Para além da colaboração na edição de vídeo, os utilizadores podem agora criar pacotes de aplicações e conteúdos para reutilização em outras implementações. Os programadores poderão criar "add-ons" de fonte aberta, tal como aqueles que operam no Firefox, e qualquer utilizador pode usar um GUI (Graphical User Interface) desktop para seleccionar conteúdos e aplicações para os seu portal na Intranet.

O Wiki WayKaltura é a primeira empresa no mercado a oferecer uma fonte aberta colaborativa para vídeos. Embora existam a MediaWiki, Drupal e muitos outros sofwares Wiki disponíveis na galeria de aplicações da Kaltura, tem existido pouco ou nenhum por parte destes. O MediaWiki, versão da Wikipedia, está pelo menos meses de distância da MindTouch.

Independentemente de qualquer implementação publica na Web, a MindTouch será a primeira empresa a hospedar a plataforma e tecnologia open-source Kaltura. A maioria dos wikis empresariais e mesmo as plataformas de intranets já integram vídeos embutidos, mas nenhuma delas inclui qualquer capacidade de editar vídeo, e muyito menos na forma transparente e colaborativa.

Mesmo nas mais inovadoras empresas com suporte de Web 2.0, é muitas vezes pensada esta facilidade colaborativa, como uma adaptação, portanto não de molde completamente integrado: Como o MindTouch, pelo contrário, poderá adaptar o melhor da Web 2.0 para trabalhar dentro do seu "firewall". E este parece ser um caso sério em que uma empresa mais rápida do que a sua concorrência, irá mudar a actual realidade, na edição e distribuição de conteúdos de video nos portais internos e externos das empresas e Internet.

A plataforma de fonte aberta, MindTouch tem já uma longa tradição no suporte para criar aplicações personalizadas que possibilitem a reutilização na Web, através de mashups.

"Com este lançamento", disse o CEO da MindTouch Aaron Fulkerson, " assegura-se a milhares de programadores a possibilidade de construir aplicações para redes colaborativas, painéis compósitos empresariais e aplicações na plataforma MindTouch. Será agora mais facilmente possível a partilha de pacotes de aplicações e mashups.".

Mais info sobre os Wiki da MindTouch.

Por Francisco Gonçalves / IT Architect @ Softelabs, em 24 Jul 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

Futuro da Europa : União ou irrelevancia?

Sem uma integração mais forte, a sobrevivência da União Europeia (UE) como uma potência global relevante é um desafio significativo. A UE já enfrenta limitações devido à sua fragmentação política e à dificuldade em agir com uma só voz. Entre gigantes como os EUA, China e Rússia, aqui estão os principais obstáculos e caminhos possíveis para a sobrevivência e relevância da UE: Desafios da Fragmentação Europeia: Divisão política interna: A UE é composta por 27 estados-membros com prioridades, interesses e culturas diferentes. Essa diversidade, embora uma força em termos culturais, dificulta decisões rápidas e eficazes em áreas cruciais, como defesa e política externa. Falta de capacidade militar conjunta: Sem uma força militar unificada, a UE depende amplamente da NATO, liderada pelos EUA, para sua segurança. Isso reduz sua independência estratégica, especialmente em um mundo onde potências como a Rússia ou a China desafiam diretamente as democracias ocidentais. D...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...