Avançar para o conteúdo principal

MindTouch: A Primeira Empresa de Media Wikis a integrar ferramenta integral de vídeo colaborativo !!!


MindTouch - de fonte aberta, baseado em wiki para a intranet - é o primeiro software para tornar plenamente colaborativos, os recursos de vídeo na sua empresa. Esta nova ferramenta provem de fonte aberta (open-source) de vídeo e é baseada na plataforma Kaltura, que também está a desenvolver recursos em vídeos colaborativos para a Wikipedia. Através da plataforma Kaltura, os clientes da Plataforma MindTouch serão capazes de cooperativamente editar, publicar e distribuir vídeo, tanto dentro como fora do "firewall" da empresa, todos com uma revisão e historial completos.

Para além da colaboração na edição de vídeo, os utilizadores podem agora criar pacotes de aplicações e conteúdos para reutilização em outras implementações. Os programadores poderão criar "add-ons" de fonte aberta, tal como aqueles que operam no Firefox, e qualquer utilizador pode usar um GUI (Graphical User Interface) desktop para seleccionar conteúdos e aplicações para os seu portal na Intranet.

O Wiki WayKaltura é a primeira empresa no mercado a oferecer uma fonte aberta colaborativa para vídeos. Embora existam a MediaWiki, Drupal e muitos outros sofwares Wiki disponíveis na galeria de aplicações da Kaltura, tem existido pouco ou nenhum por parte destes. O MediaWiki, versão da Wikipedia, está pelo menos meses de distância da MindTouch.

Independentemente de qualquer implementação publica na Web, a MindTouch será a primeira empresa a hospedar a plataforma e tecnologia open-source Kaltura. A maioria dos wikis empresariais e mesmo as plataformas de intranets já integram vídeos embutidos, mas nenhuma delas inclui qualquer capacidade de editar vídeo, e muyito menos na forma transparente e colaborativa.

Mesmo nas mais inovadoras empresas com suporte de Web 2.0, é muitas vezes pensada esta facilidade colaborativa, como uma adaptação, portanto não de molde completamente integrado: Como o MindTouch, pelo contrário, poderá adaptar o melhor da Web 2.0 para trabalhar dentro do seu "firewall". E este parece ser um caso sério em que uma empresa mais rápida do que a sua concorrência, irá mudar a actual realidade, na edição e distribuição de conteúdos de video nos portais internos e externos das empresas e Internet.

A plataforma de fonte aberta, MindTouch tem já uma longa tradição no suporte para criar aplicações personalizadas que possibilitem a reutilização na Web, através de mashups.

"Com este lançamento", disse o CEO da MindTouch Aaron Fulkerson, " assegura-se a milhares de programadores a possibilidade de construir aplicações para redes colaborativas, painéis compósitos empresariais e aplicações na plataforma MindTouch. Será agora mais facilmente possível a partilha de pacotes de aplicações e mashups.".

Mais info sobre os Wiki da MindTouch.

Por Francisco Gonçalves / IT Architect @ Softelabs, em 24 Jul 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eucalyptus pioneira em redes privadas de Cloud-Computing para ambientes de Virtualização VMWARE e vSphere

O Sistema Eucalyptus criado inicialmente como uma plataforma open-source de nuvem privada de computação, disponibilizou recentemente o seu primeiro produto comercial, o Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) , que permitirá que os clientes possam implementar uma infra-estrutura em nuvem ( Cloud-Computing ), usando o "widgetry" de virtualização da VMware , incluindo o vSphere , ESX e ESXi. A plataforma Eucalyptus é hoje a única solução de computação em nuvem privada, disponível para os clientes VMware vSphere . No entanto suporta também outros hipervisores populares, como o Xen e o KVM . O Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) representa o primeiro passo para que o Eucalyptus possa estar mais habilitado a assegurar a interoperabilidade em nuvem e que utiliza múltiplos ambientes e tecnologias de virtualização do mercado. Trata-se de uma infra-estrutura de software de fonte aberta para a aplicações em ambientes de computação em nuvem, que requerem infra-estrutura própria. Esta...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...

Serão as plataformas de virtualização os mainframes do Futuro ?

Com o advento da virtualização de sistemas operativos (tecnologia que aliás já vem dos mainframes da década de 60) e a sua recente introdução (1998) nas plataforma de hardware "commodity", como o X86 (32 e 64 bits), têm vindo a ser desbravados novos caminhos e a surgir novos paradigmas aplicados à computação distribuída. Aspectos como a escalabilidade, robustez, flexibilidade, associados a menores custos e novos critérios de optimização, levam a que a virtualização tenha surgido no seio destas plataformas de hardware como o "santo-graal", para resolver questões como a capacidade de gerir múltiplos processadores e "cores" em grande escala e sendo suportados por sistemas operativos comuns, como é o caso do Linux. Durante quatro décadas ou mais, o mainframe foi o melhor local para implementar a virtualização mas, nesse período, a definição de virtualização mudou, e a sua importância aumentou dramaticamente. Agora, a filosofia de virtualização trata principal...