Avançar para o conteúdo principal

Web Office SaaS - A Plataforma alternativa de Escritório Electrónico em molde colaborativo


As ferramentas colaborativas são um passo importante para dinamizar processos inovativos nas empresas e organizações em geral e prometem enormes benefícios como o aumento da produtividade, redução de custos e, em última instância, o melhor alavancar do conhecimento entre

grupos internos e externos (conhecimento organizacional), e o desenvolvimento de produtos e serviços mais eficientes e rentáveis e contribuindo para uma melhor satisfação dos clientes.

Também nas actividades de escritório electrónico, e até pelas suas características de trabalho com carácter repetitivo, com muitas informações que poderão ser partilhadas e desde logo fácilmente reutilizáveis de tarefa para tarefa, ao dotar-se aquele de ferramentas colaborativas, estará desde logo a criar-se um ambiente mais produtivo e eficiente que promete romper com todas as fronteiras do trabalho isolado e meramente repetitivo.

Estão disponíveis no mercado inúmeras ferramentas e plataformas de colaboração de escritório de nível empresarial, vulgo "suites" de Office, mas

uma empresa tem-se destacado pela inovação, flexibilidade e eficácia das soluções que propõe.


Sem dúvida que a ThinkFree ® é a líder da próxima geração de soluções para ferramentas de produtividade e colaboração no escritório, constituindo uma plataforma independente, em qualquer lugar e a qualquer hora, sobre qualquer dispositivo. Em suma a ultima palavra em colaboração de documentos Office traduzindo uma completa integração e mobilidade na Empresa.


A usabilidade da Plataforma de Office da ThinkFree estende-se muito para além PCs e é perfeito para os acessos através da Internet, para dispositivos conectados, incluindo thin-clients e plataformas de computação móveis, como os telemóveis, PDA´s, NetBooks e outros.

A Plataforma de Office da ThinkFree tem sido frequentemente distinguida também como a solução mais compatível com a "suite" de Office da Microsoft ®, sendo composta composta de processamento de Texto, Folha de Cálculo e Apresentação gráfica de software capaz de ser utilizada off-line e on-line.


O Office da ThinkFree pode-se instalar e actualizar automaticamente através da Web ou de servidor Intranet da Empresa, com funcionalidades como a partilha de arquivos com base na Internet/intranet e a gestão integrada do seu armazenamento, bem como é dotado de completa segurança "end-to-end". Baseado em Java e construído de base com funcionalidades "cross-platform", o Office da ThinkFree é compatível com Windows, Macintosh, Unix e Linux.

De acordo com os utilizadores do ThinkFree Live este é o melhor software de Office online disponível para editar, criar e partilhar documentos no formato do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), de forma aberta e com completo acesso aos API´s, para integração com outras aplicações de escritório e de nível empresarial, como Wikis, ERP´s, CRM´s, etc.


Esta Suite de Office constitui uma plataforma livre de processamento de texto, folha de cálculo e apresentações, aplicações estas que são integradas com 1GB de armazenamento, ferramentas colaboração, publicação de blogs, páginas da web ou partilha de documentos (biblioteca de documentos publicados pelos servidores da ThinkFree), e capacidades de criação de PDF´s.


* ThinkFree Docs LIVE - Possibilita a pesquisa, a partilha e publicação de documentos com a comunidade mundial. O ThinkFree Docs é uma comunidade online de editores que partilham uma variedade de documentos, folhas de cálculo e apresentações. Poderá utilizar o ThinkFree Docs também através da Internet, juntamente com a sua conta online, e na qual poderá armazenar até 1 Gb.


* ThinkFree Server Edition - Está vocacionado para as Empresas que exigem ferramentas de escritório incorporando qualidade, produtividade, flexibilidade e segurança e simultâneamente frustrados com o elevado custo das soluções de mercado alternativas, como é o caso das licenças da MicroSoft, aliadas a elevadíssimas opções de manutenção de software. A ThinkFree desenvolveu a Plataforma ThinkFree Server Edition para satisfazer as necessidades das Organizações e Empresas. A edição do ThinkFree Server oferece um muito maior ROI, incorpora segurança adicional e gera uma utilização mais eficiente dos recursos tecnologicos internamente nas Organizações.


A qualquer hora, em qualquer lugar, os utilizadores podem criar e editar documentos que são perfeitamente compatíveis com o Microsoft Office. O ThinkFree Server Edition é lançado a partir de um servidor localizado na Intranet segura da Empresa, para ser executado dentro de um navegador da Web em um qualquer computador, Thin-Client ou outro dispositivo electrónico, com uma total liberdade de sistema operativo Linux, Windows ou Mac. A suite de Office é constituída pelos programas ThinkFree Write; ThinkFree Calc e ThinkFree Show.

Para uma demonstração da edição ThinkFree Server click [aqui].




Para além das plataformas de computação de desktops Linux, Windows e Mac, o ThinkFree Office está também disponível para NetBooks e para a plataforma Android (Telemóveis com O/S Android da Google tipo o G1). Mais info aqui. Para estas plataformas estão incorporadas ferramentas de sincronização automática de documentos locais com a infra-estrutura de servidores centrais ThinkFree da Empresa ou directamente com a conta de utilizador do site Web ThinkFree LIVE (que disponibiliza 1 Gb de armazenamento).


By: Francisco Gonçalves ( Francis.Goncalves@gmail.com )

IT Architect & Open-Source Advisor (2009).


Links adicionais:

ThinkFree Office Live - Apresentação

ThinkFree na Wikipedia

ThinkFree Mobile for NetBooks

ThinkFree brings its Office to Google Android

Comentários

Unknown disse…
ola Sr Francisco

O think free realmente é espetacular.

No ponto de vista do Sr, pode-se dizer

que o thinkfree é um office 2003 ultimate,

aperfeiçoado por coreanos?

O ponto fraco, na minha maneira de pen

sar é que é um pouco demorado a abrir,

daí eu indago se este ponto fraco se

resolve com internet mais rapida - a

que uso basicamente é 1.5

Não me aprofundei no uso do think

free, mas gostaria de confirmar se ele

é compativel - e de que forma- com o

google docs,zoho,open office, ulteo,

peepel e office2007.
Viva José!!!
Em minha opinião o Zoho e o Ulteo são os que se podem comparar com o ThinkFree, em termos de usabilidade e facilidades comparáveis ao MSOffice. No entanto o ThinkFree está adicionalmente disponivel para várias plataformas e sistemas operativos Windows, Linux, Mac e Android, o que lhe confere um potencial enorme em termos de mobilidade e de colaboração quer para individuais quer para empresas.
O aspecto da lentidão que refere prende-se com alguma lentidão especifica dos acessos via Internet (no caso de uso da Edição LIVE do ThinkFree), que no entanto terão tendência a melhorar significativamente, mesmo para os acessos móveis.

Mensagens populares deste blogue

O estado lastimável da educação em TI e a ausência de pensamento crítico !

A nossa profissão está repleta de pessoas capazes de realizar procedimentos que lhes foram ensinados, mas incapazes de pensar sobre um problema e como encontrar soluções inovadoras para o mesmo. Aqui está o que nós precisamos fazer. Como os nossos silos corporativos tradicionais continuam a entrar em colapso, os profissionais de TI terão de assumir responsabilidades mais interdisciplinares para avançar nas suas carreiras. Infelizmente, os nossos sistemas de educação não estão a preparar os profissionais de TI para as responsabilidades, e vão ter que ser os empresários e empreendedores a dar a volta e a provocar a mudança que urge. Primeiro, um pouco de história para entender como acabamos onde estamos hoje. Na era do mainframe, não existiam programas formais de educação em TI. Os profissionais de informática nos anos 1950 e 60, incluindo meu pai, aprendiam todas as suas habilidades no trabalho. Essa formação, muitas vezes veio diretamente dos fornecedores de hardware de mainfra...

Futuro da Europa : União ou irrelevancia?

Sem uma integração mais forte, a sobrevivência da União Europeia (UE) como uma potência global relevante é um desafio significativo. A UE já enfrenta limitações devido à sua fragmentação política e à dificuldade em agir com uma só voz. Entre gigantes como os EUA, China e Rússia, aqui estão os principais obstáculos e caminhos possíveis para a sobrevivência e relevância da UE: Desafios da Fragmentação Europeia: Divisão política interna: A UE é composta por 27 estados-membros com prioridades, interesses e culturas diferentes. Essa diversidade, embora uma força em termos culturais, dificulta decisões rápidas e eficazes em áreas cruciais, como defesa e política externa. Falta de capacidade militar conjunta: Sem uma força militar unificada, a UE depende amplamente da NATO, liderada pelos EUA, para sua segurança. Isso reduz sua independência estratégica, especialmente em um mundo onde potências como a Rússia ou a China desafiam diretamente as democracias ocidentais. D...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...