Avançar para o conteúdo principal

Web Office SaaS - A Plataforma alternativa de Escritório Electrónico em molde colaborativo


As ferramentas colaborativas são um passo importante para dinamizar processos inovativos nas empresas e organizações em geral e prometem enormes benefícios como o aumento da produtividade, redução de custos e, em última instância, o melhor alavancar do conhecimento entre

grupos internos e externos (conhecimento organizacional), e o desenvolvimento de produtos e serviços mais eficientes e rentáveis e contribuindo para uma melhor satisfação dos clientes.

Também nas actividades de escritório electrónico, e até pelas suas características de trabalho com carácter repetitivo, com muitas informações que poderão ser partilhadas e desde logo fácilmente reutilizáveis de tarefa para tarefa, ao dotar-se aquele de ferramentas colaborativas, estará desde logo a criar-se um ambiente mais produtivo e eficiente que promete romper com todas as fronteiras do trabalho isolado e meramente repetitivo.

Estão disponíveis no mercado inúmeras ferramentas e plataformas de colaboração de escritório de nível empresarial, vulgo "suites" de Office, mas

uma empresa tem-se destacado pela inovação, flexibilidade e eficácia das soluções que propõe.


Sem dúvida que a ThinkFree ® é a líder da próxima geração de soluções para ferramentas de produtividade e colaboração no escritório, constituindo uma plataforma independente, em qualquer lugar e a qualquer hora, sobre qualquer dispositivo. Em suma a ultima palavra em colaboração de documentos Office traduzindo uma completa integração e mobilidade na Empresa.


A usabilidade da Plataforma de Office da ThinkFree estende-se muito para além PCs e é perfeito para os acessos através da Internet, para dispositivos conectados, incluindo thin-clients e plataformas de computação móveis, como os telemóveis, PDA´s, NetBooks e outros.

A Plataforma de Office da ThinkFree tem sido frequentemente distinguida também como a solução mais compatível com a "suite" de Office da Microsoft ®, sendo composta composta de processamento de Texto, Folha de Cálculo e Apresentação gráfica de software capaz de ser utilizada off-line e on-line.


O Office da ThinkFree pode-se instalar e actualizar automaticamente através da Web ou de servidor Intranet da Empresa, com funcionalidades como a partilha de arquivos com base na Internet/intranet e a gestão integrada do seu armazenamento, bem como é dotado de completa segurança "end-to-end". Baseado em Java e construído de base com funcionalidades "cross-platform", o Office da ThinkFree é compatível com Windows, Macintosh, Unix e Linux.

De acordo com os utilizadores do ThinkFree Live este é o melhor software de Office online disponível para editar, criar e partilhar documentos no formato do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), de forma aberta e com completo acesso aos API´s, para integração com outras aplicações de escritório e de nível empresarial, como Wikis, ERP´s, CRM´s, etc.


Esta Suite de Office constitui uma plataforma livre de processamento de texto, folha de cálculo e apresentações, aplicações estas que são integradas com 1GB de armazenamento, ferramentas colaboração, publicação de blogs, páginas da web ou partilha de documentos (biblioteca de documentos publicados pelos servidores da ThinkFree), e capacidades de criação de PDF´s.


* ThinkFree Docs LIVE - Possibilita a pesquisa, a partilha e publicação de documentos com a comunidade mundial. O ThinkFree Docs é uma comunidade online de editores que partilham uma variedade de documentos, folhas de cálculo e apresentações. Poderá utilizar o ThinkFree Docs também através da Internet, juntamente com a sua conta online, e na qual poderá armazenar até 1 Gb.


* ThinkFree Server Edition - Está vocacionado para as Empresas que exigem ferramentas de escritório incorporando qualidade, produtividade, flexibilidade e segurança e simultâneamente frustrados com o elevado custo das soluções de mercado alternativas, como é o caso das licenças da MicroSoft, aliadas a elevadíssimas opções de manutenção de software. A ThinkFree desenvolveu a Plataforma ThinkFree Server Edition para satisfazer as necessidades das Organizações e Empresas. A edição do ThinkFree Server oferece um muito maior ROI, incorpora segurança adicional e gera uma utilização mais eficiente dos recursos tecnologicos internamente nas Organizações.


A qualquer hora, em qualquer lugar, os utilizadores podem criar e editar documentos que são perfeitamente compatíveis com o Microsoft Office. O ThinkFree Server Edition é lançado a partir de um servidor localizado na Intranet segura da Empresa, para ser executado dentro de um navegador da Web em um qualquer computador, Thin-Client ou outro dispositivo electrónico, com uma total liberdade de sistema operativo Linux, Windows ou Mac. A suite de Office é constituída pelos programas ThinkFree Write; ThinkFree Calc e ThinkFree Show.

Para uma demonstração da edição ThinkFree Server click [aqui].




Para além das plataformas de computação de desktops Linux, Windows e Mac, o ThinkFree Office está também disponível para NetBooks e para a plataforma Android (Telemóveis com O/S Android da Google tipo o G1). Mais info aqui. Para estas plataformas estão incorporadas ferramentas de sincronização automática de documentos locais com a infra-estrutura de servidores centrais ThinkFree da Empresa ou directamente com a conta de utilizador do site Web ThinkFree LIVE (que disponibiliza 1 Gb de armazenamento).


By: Francisco Gonçalves ( Francis.Goncalves@gmail.com )

IT Architect & Open-Source Advisor (2009).


Links adicionais:

ThinkFree Office Live - Apresentação

ThinkFree na Wikipedia

ThinkFree Mobile for NetBooks

ThinkFree brings its Office to Google Android

Comentários

Unknown disse…
ola Sr Francisco

O think free realmente é espetacular.

No ponto de vista do Sr, pode-se dizer

que o thinkfree é um office 2003 ultimate,

aperfeiçoado por coreanos?

O ponto fraco, na minha maneira de pen

sar é que é um pouco demorado a abrir,

daí eu indago se este ponto fraco se

resolve com internet mais rapida - a

que uso basicamente é 1.5

Não me aprofundei no uso do think

free, mas gostaria de confirmar se ele

é compativel - e de que forma- com o

google docs,zoho,open office, ulteo,

peepel e office2007.
Viva José!!!
Em minha opinião o Zoho e o Ulteo são os que se podem comparar com o ThinkFree, em termos de usabilidade e facilidades comparáveis ao MSOffice. No entanto o ThinkFree está adicionalmente disponivel para várias plataformas e sistemas operativos Windows, Linux, Mac e Android, o que lhe confere um potencial enorme em termos de mobilidade e de colaboração quer para individuais quer para empresas.
O aspecto da lentidão que refere prende-se com alguma lentidão especifica dos acessos via Internet (no caso de uso da Edição LIVE do ThinkFree), que no entanto terão tendência a melhorar significativamente, mesmo para os acessos móveis.

Mensagens populares deste blogue

Eucalyptus pioneira em redes privadas de Cloud-Computing para ambientes de Virtualização VMWARE e vSphere

O Sistema Eucalyptus criado inicialmente como uma plataforma open-source de nuvem privada de computação, disponibilizou recentemente o seu primeiro produto comercial, o Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) , que permitirá que os clientes possam implementar uma infra-estrutura em nuvem ( Cloud-Computing ), usando o "widgetry" de virtualização da VMware , incluindo o vSphere , ESX e ESXi. A plataforma Eucalyptus é hoje a única solução de computação em nuvem privada, disponível para os clientes VMware vSphere . No entanto suporta também outros hipervisores populares, como o Xen e o KVM . O Eucalyptus Enterprise Edition (EEE) representa o primeiro passo para que o Eucalyptus possa estar mais habilitado a assegurar a interoperabilidade em nuvem e que utiliza múltiplos ambientes e tecnologias de virtualização do mercado. Trata-se de uma infra-estrutura de software de fonte aberta para a aplicações em ambientes de computação em nuvem, que requerem infra-estrutura própria. Esta...

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal

A Captura do Estado e a Ilusão da Democracia em Portugal 1. O Início da Degradação do Estado Após a Revolução, Portugal seguiu um caminho que, ao invés de consolidar uma democracia transparente e participativa, resultou na apropriação do Estado por uma elite política. Inicialmente, com as nacionalizações, o controlo da economia foi entregue ao "povo" – ou assim nos fizeram crer. Anos mais tarde, esse processo foi revertido por privatizações feitas à margem dos cidadãos, sem transparência e sob forte influência de interesses particulares. Desde cedo, o povo foi afastado das decisões cruciais para o país. O Estado, que deveria ser um agente do bem comum, tornou-se uma entidade hermética, funcionando como uma máquina de poder ao serviço de uma classe política que rapidamente se blindou contra qualquer escrutínio popular. 2. A Formação de uma Casta Política e a Falsa Democracia Portugal não desenvolveu uma verdadeira democracia participativa. Em vez disso, instal...

Serão as plataformas de virtualização os mainframes do Futuro ?

Com o advento da virtualização de sistemas operativos (tecnologia que aliás já vem dos mainframes da década de 60) e a sua recente introdução (1998) nas plataforma de hardware "commodity", como o X86 (32 e 64 bits), têm vindo a ser desbravados novos caminhos e a surgir novos paradigmas aplicados à computação distribuída. Aspectos como a escalabilidade, robustez, flexibilidade, associados a menores custos e novos critérios de optimização, levam a que a virtualização tenha surgido no seio destas plataformas de hardware como o "santo-graal", para resolver questões como a capacidade de gerir múltiplos processadores e "cores" em grande escala e sendo suportados por sistemas operativos comuns, como é o caso do Linux. Durante quatro décadas ou mais, o mainframe foi o melhor local para implementar a virtualização mas, nesse período, a definição de virtualização mudou, e a sua importância aumentou dramaticamente. Agora, a filosofia de virtualização trata principal...