Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A Gestão do Conhecimento através da criação de Wikis e conteúdos "Mashable"

Os Wikis providenciam uma alternativa flexível, face à rigidez convencional dos software de knowledgeware. Porque f uncionam os Wikis para a gestão do conhecimento? Base a dos nas "features" abaixo descritas, os Wikis são um poderoso meio para a substituição dos sistema s convencionais de "knowledge management", principalmente porque tornam o conhecimento mais fácil de capturar , reter, encontrar, consumir e partilhar, em modo colaborativo: a. A captura da Informação : Actualmente a informação está algures, na sua Organização, por aí!!!! Talvez num qualquer posto de trabalho, anexada a e-mails, num servidor de rede ou muito provavelmente na cabeça de alguém, sem que exista qualquer documentação. Com o WikiDeki todos os do cumentos são armazenados centralmente, num único repositório, e os arquivos são "uploaded" em vez de anexad os a e-mails ou colocados num qualquer servidor de rede. Desta forma toda e qualquer informação está facilmente disponí...

Open Source Alfresco ("Gestão de Conteúdos") e interface com redes sociais como o FaceBook, igoogle, digg, etc.

Os colaboradores, ao nível empresarial e pessoal, estão cada vez mais a adoptar a comunicação através das designadas pltaformas de "social networking", de que o FaceBook se tornou em 2007 a mais conhecida ( http://www.facebook.com ). No entanto este acesso efectua-se, na grande maioria dos casos, fora do controlo corporativo das àreas de TI, colocando em causa a segurança das suas redes privadas (intranet). Normalmente a reacção corporativa mais tentadora é a de proibir este tipo de acessos. Desta forma as Empresas estão a deitar fora uma poderosa ferramenta de marketing, negócios e comunicação e a forma mais eficaz de comunicação no seio da sua comunidade de clientes, parceiros e colaboradores. Uma recente sondagem da empresa McKinsey relatou que 37% das grandes empresas de TI inquiridos estão actualmente a financiar projectos de rede social, ao seu nível interno. Numa perspectiva empresarial, as organizações exigem a capacidade de publicar no Facebook para uma platéia de f...

Focalização de tecnologias TI para 2007-2009

A adopção do Linux , principalmente ao nível dos servidores, quer de sistemas de tipo departamental, quer mesmo na substituição de "mainframes", continuará e acentuar-se-á, devendo constituir um "caminho do futuro", a médio prazo. A virtualização de sistemas Operativos, de Storage e Desktops serão tópicos cada vez mais importantes, principalmente como forma de adequadamente rentabilizar, robustecer e flexibilizar as infraestruturas de hardware e conseguir finalmente a tão almejada gestão de SLA's. Como tal a sua adopção tornar-se-á cada vez mais generalizada. Também áreas como BI (Business Intelligence) , CRM , ERP e Enterprise Document Contents , deverão merecer especial atenção e adopção crescentes. Áreas como a segurança de sistemas e redes (nos seus vários aspectos), adopção de soluções e plataformas Colaborativas e de VoIP (Voz sobre IP e integração de panóplia de serviços, como IM, "Conferencing", Tele-partilha, "Social Networking...